Paja Sport News #14 - Mais 2 vitórias seguidas e a vaga garantida (comprovada cientificamente por mim!)

Após a derrota para o central em caruaru, o Salgueiro venceu 2 jogos seguidos em casa contra ameriquinha e pRetolina respectivamente, e se manteve no topo da peleja. Os resultados negativos do pRetolina garatem sua classificação! Aí você me pergunta "Como????" e eu explico abaixo.
O que isso tem de ligação com o SAC? Sei lá...
Vou resumir os 2 últimos jogos rapidamente. Contra o ameriquinha o Carcará jogou aberto, dando espaço para o adversário, mas como ele é superior em muitos aspectos venceu por 3x1. Quando abriu vantagem só cozinhou o jogo. Já contra o pRetolina, o jogo foi mais difícil. O time do river shopping chegou com perigo em vários momentos, jogando no contra ataque que surgia em muitos ataques mal planejados do Salgueiro, que, como sempre perdeu muitos gols até fazer o seu. Fez 1x0 no segundo tempo e depois esfriou o jogo. Mais 6 pontos em casa.

Agora vamos as simulações computacionais que eu fiz utilizando o Matlab, teoria das filas, algoritmos genéticos e lógica difusa. O Salgueiro tem 13 pontos a mais que o quinto e o sexto colocado que tem iguais 21 pontos, o pRetolina com seu -4 de saldo e o Ypiranga -7 são esses times, respectivamente. Faltam 7 rodadas, o que coloca em disputa para esses times 21 pontos (sendo que o Ypiranga joga contra o Salgueiro na última rodada e com o pRetolina na penúltima).
Sempre quis entender o motivo do andar engraçado dos bêbados
Comecei a escrever esse texto sóbrio, mas agora que bebi fundamentarei-o no capítulo 4 do livro O Andar do Bêbado, o título do capítulo é Rastreando os caminhos do sucesso, onde o exemplo de um play-off (melhor de 7) da liga de beisebol americana entre New York Yankees e Atlanta Braves é tomado.

Então, probabilisticamente a tendência é que, apesar do Salgueiro ser líder, os outros times tenham uma chance razoável de conseguirem se classificar (considerando que todos tem a mesma chance de ganhar cada jogo individualmente). O grande problema é que o SAC já tem vários pontos de frente dos adversários e quantidade de jogos restantes é muito pouca para que quem está atrás o alcance.

Não entendeu? Não importa! Basta ter ciência que as chances de que o Salgueiro perca seus 7 jogos enquanto um desses times ganha todos (ou combinação que resulte em algo similar) é muito, mas muito pequena. Isso sem contar que nem considerei que nos campeonatos passados os times se classificaram com uma média de 34 pontos.

Amanhã. dia 10/03/12, o Carcará enfrentará a primeira de suas 3 provas de fogo para mostrar que tem chances de ser campeão (e não só se classificar), quando enfrenta o çanta cruz no arruda, às 16:00. Pretendo estar lá!

Rodolfo Nícolas bebe.

Um comentário:

pajaraca_n disse...

Agora que reli esse título, vi que ficou ambíguo : /