NÃO GOSTAVA NEM DE CAVALO NEM DE BOI 2 - Locadoras

No Final dos anos oitenta a coisa era difícil para os nerds amantes de filmes em Salgueiro e no Sertão Central: De início existiam apenas as Sessões da Tarde, Temperatura Máxima e Tela Quente na programação televisionada, que exibiam filmes e traziam consigo a desilusão de ver os tão desejados lançamentos dos cinemas com atraso (cerca de quatro anos... ). Cruel e eterno para qualquer um – pior ainda para um fedelho que se identificava, nas tardes da Globo, com os caricaturais lambda, lambda, lambda e seu estilo de vida. Mas a coisa não era tão estática assim.
Retirado do blog http://vidaapos30.blogspot.com.br
Guerreiro cansado, velho de guerra


Aqueles ainda eram os tempos das imperiosas e gigantescas TVs preto e branco. Sim, porque as coloridas eram para os estribados – a não ser que sua mãe comprasse uma tela que “simulava” uma TV em cores, que na verdade era um vidro pintado em determinados pontos e com as cores em locais estratégicos, tipo, verde em baixo para simular grama, o azul em cima... (será que tudo o que passava na telinha era na zona rural, por acaso?).

Contudo, naquela época, já existiam os vídeo cassetes. Tecnologia absurda aquela (rsrs)! Mas não eram todos os pais que se dispunham a comprar um (por questões financeiras ou por acharem futilidade mesmo!). Se você tivesse uma em sua casa ou pelo menos na casa de algum amigo legal que deixasse entrar pra ver, suas angustias quanto aos filmes novos eram amenizadas: Salgueiro teve um ótimo histórico de vídeo locadoras, que em geral eram bem atualizadas.

A primeira que vem a mente é a do Rocinha (aliás, o dono do rocinha deve ter sido um grande nerd – vide a parte anterior desta série), o proprietário desta locadora era Jason e era completíssima, com sessões variadas e um ambiente agradável. Depois ela passou de mão em mão e de ponto em ponto naquela mesma galeria até fechar de vez. Muitos dos nerds locais a frequentavam regularmente e se tornavam até amigos dos diversos atendentes que surgiram ao longo daqueles anos. A última reencarnação dessa locadora (que depois virou lan house) foi no mesmo local onde funcionou o VideoPlay, no ponto de encontro. É de conhecimento que todo o conteúdo foi vendido para outras locadoras que coexistiam.
Imagem retirada do blog http://diariodovale.uol.com.br
Ah a poesia da poeira das prateleiras, do peso das fitas
Dentre outras menores havia uma próxima ao atualmente Don Cabrito, onde hoje funciona a lanchonete de Paulo Cachorrão; havia também uma perto do Bandepe (que era mais focada em filmes pornôs) e que depois mudou para perto do parque das crianças e outra na praça da escola Carlos Pena Filho, que era bem pequena mas havia alguns bons filmes de lançamento por lá. Esta se tornou locadora de games e depois Lan House. Helder, atualmente dono do supermercado Budegão, tinha outra que funcionava dentro do supermercado Vinelder (que pertencia a Duperron, seu pai). Ele montou essa quando ainda era adolescente.

Interessante como muitas das locadoras da cidade cobravam multa se os clientes não rebobinassem as fitas VHS.

No entanto, o máximo em vídeo locadoras para os cinéfilos da cidade foi a Akyvideo de Maruzam, que reinventou o modelo desse tipo de comercio localmente: Ele uniu vídeo games de última geração, locações em VHS, DVDs e Lan House dentro de um único espaço, com prédio e local ideais para esse tipo empreendimento (se assemelhava às antigas Game Houses, mas com prateleiras no meio do hall. O estabelecimento funcionava no prédio da esquina entre a avenida Antonio Angelim e o posto S3, onde hoje funciona o Altas Horas). Maruzan teve diversas outras menores em locais distintos da cidade.
O melhor video cassete do mundo!
Já perto do fim da era das locadoras havia outra na Avenida Agamenon Magalhães, perto da banca da bia, onde antigamente funcionava a loja de CDs de Jason. Era também muito diversificada e foi uma das que adquiriram as antigas fitas VHS, aquelas remanescentes da “locadora perambulante” do rocinha.

Entre o fim dos anos 1990 e início da década de 2000, as locadoras foram perdendo a importância e muito poucas apareceram posteriormente e já não existem atualmente (a de Jairo e a Home Video de Adalberio e Luciana). Novamente chegamos a este ponto de inflexão, este período em que a cultura do entretenimento, cultuada pelos nerds, sofreu uma mudança. Aconteceu o mesmo com as Game Houses da cidade – como vimos na parte 1 – e essa onda de fechamentos toda não foi apenas um fenômeno Salgueirense: isto teve a ver com mudanças radicais no mundo (e adiantamos que não foi apenas a pirataria). Paciência! Ao final desta série as razões serão apresentadas.

Léotets assistiu Robocop 3 e Exterminador do Futuro 2 na casa de Pajaraca_n, na época do lançamento em VHS, óia?!

OBS: Rodolfo e Rafael ajudaram na pesquisa histórica.
E aliás: Hoje (25/05) é o dia dedicado aos que se sentem orgulhosos por serem nerds. Tenham um ótimo dia você também!!

Nenhum comentário: