Rio+20, meio ambiente e Salgueiro desertificado

Na próxima quarta-feita (13) tem início na cidade do Rio de Janeiro a Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – chamada Rio+20 – vinte anos depois da primeira, a Rio 92 (ECO 92), e irá até o próximo dia 22/06. Estas duas conferências de cúpula fazem parte de uma série iniciada em Estocolmo em 1972. Estas reuniões com líderes mundiais são, essencialmente, tentativas de inclusão do meio ambiente nas contas dos economistas, políticos e sociedade em geral, tanto para quem produz ou para quem consome (“come e dorme” ou não..). Nossa região também sofre com o agravamento das questões ambientais (e temos as nossas) e logo logo todos nós do sertão também teremos que entrar nesse jogo (querendo saber dos debates ou não)...
retirado de iicadesertification.org.br e http://www.cabecadecuia.com/noticias/6358/piaui-no-mapa-da-desertificacao-da-onu-.html
Isso pode ser no Piauí em Pernambuco no Maranhão...
Antes visto como mero fornecedor de recursos infinitos – e por isso mesmo sempre negligenciado – o meio ambiente mostra claras evidências de que está sucumbindo aos efeitos predatórios do nosso modo de vida, gerado pelo ainda atual modelo econômico. A reunião é uma tentativa de esboçar como seria uma economia baseada no conceito de sustentabilidade e como poderíamos nos preparar para sua instalação – no que é conhecido como economia verde.

Por mais distante que isso ainda nos pareça, este desmoronamento ambiental já influencia em nossas vidas por todos os lados, e os cientistas já não falam apenas em mitigação (que significa debelar, por fim ao problema); eles falam hoje em adaptação, quer dizer, não temos mais como resolver todos os danos (o tempo está realmente se esgotando) e por isso deveremos viver de modo diferente do atual – e buscar fazer isso o quanto antes ("para ontem"...).
retirado de http://www.jornal.us/article-6384.Segurana-para-a-Rio20-ter-efetivo-condizente-com-importncia-da-misso-diz-coronel-.html
Rio+20
Pernambuco possui seus problemas ambientais, e aqui na região da nossa amada Serra do Cruzeiro – e sertão como um todo – estamos em cima de uma das questões mais preocupantes no Brasil. O litoral do estado terá de lidar com problemas na sua área costeira; Pernambuco inteiro terá de rever seu lado urbano. E no nosso Semiárido? Estamos ameaçados pela possibilidade da desertificação.

A derrubada predatória das nossas matas da caatinga – e sua madeira para uso em olarias, nos fornos de padarias (e principalmente no importante polo gesseiro, onde a gipsita é triturada para ser desidratada em fornos alenha) está preocupando a sociedade civil organizada; isto se associa ao déficit hídrico e as ainda maiores temperaturas e concentrações no regime das chuvas – segundo O Estadão, a chuva cai tradicionalmente quatro meses e estia oito, mas,segundo o jornal, é possível que a proporção esteja mudando para 2/10.
retirado de http://www.alvinhopatriota.com.br/archives/35204
Imagem do polo gesseiro do 
Araripe
O governo do estado criou o PLANO ESTADUAL DE MUDANÇASCLIMÁTICAS de modo colaborativo com a sociedade para enfrentar tanto os impactos negativos decorrentes das mudanças do clima como para aproveitar as oportunidades provenientes da necessidade de mitigação do problema.

Mas o debate está morno, nossa disposição está descansada, a vontade – como sempre – parece que tem de vir do outro, e, as ideias não estão sendo buscadas como deveriam. Olhando para nós de Salgueiro e região, pouco debate ou mesmo simples conversas se vê, tanto sobre a Rio+20 quanto sobre os problemas com o meio ambiente em Pernambuco.

Tema chato? Chato é não ter tempo para se adaptar e o meio ambiente colapsar de vez bem em cima das nossas cabeças (e breve...) – provavelmente ninguém terá lugar para onde se esquivar de uma crise sem igual na história (ou coisa pior, sei lá...).

Muitos falam, antes mesmo da conferencia ter início e por vários motivos concretos, de que ela será um fracasso... As vezes eu vejo o fracasso nos seres humanos mesmo, esperando a coisa acontecer pra ver o que se faz com o resto. Mas de outra forma, prefiro ficar pensando nas exceções da raça. Podem estar inclusive entre nós, no meio da manada, mas com a disposição e a possibilidade de encontrar as soluções para essa luta. Mas se perdermos essa batalha será contra nós mesmos. 

Leotets irá acompanhar a Rio+20 e tentar mandar sugestões pelos foruns on-line.

3 comentários:

pajaraca_n disse...

Até a transposição ajuda nesse processo!

Simão Vieira de Mairins disse...

Essa é uma reflexão que precisa ser feita cotidianamente por todos nós e, urgentemente, deixar de ser só reflexão.

Salve, Téts!

leotets disse...

Ainda são poucos os que compreendem o que se passa ao redor, mas muita gente tem internet que é tecnologia de comunicação e informação de longo alcance e baixo custo. Ações também começam com estímulos.

Salve vc Simão, grande amigo hiperativo e de tempos indigentes!
Salve Rodolfo que me deu a oportunidade!
o/