Drops de Loló 2013 - Tabacaria

Domingo passado, 03 de fevereiro, Fernando Pessoa desfilou pelas ruas de Salgueiro.
Bonita camisa Fernandinho!
Ele mesmo. O poeta português autor do poema Tabacaria, de 1928, ressuscitado em um boneco gigante ‘malamanhado’ que, com toda certeza, foi confeccionado em Olinda.

O cortejo estava marcado para as 15:00, mas começou lá para umas 20:00. A organização aguardava os potenciais foliões que assistiam a derrota do Salgueiro Atlético Clube, carinhosamente apelidado de Carcará, contra o time de Vitória (Salvador-BA).

Depois do jogo o fluxo de pessoas da troça não me pareceu ter aumentado. Talvez, o público tenha ficado triste pela 1ª derrota após 23 jogos em que o time permaneceu invicto. E tristes, foram pra casa.

Dona Tereza Peba homenageada do carnaval 2013, da Francisco Correia para o mundo!
Podemos até perder no futebol para a Bahia, mas no Carnaval, jamais. Uma pequena amostra dessa nossa invencibilidade estava nas ruas. A criatividade e a produção cultural do pernambucano é impressionante, principalmente, quando o assunto é Carnaval.

A Tabacaria, saindo da Praça da Bomba, desceu pela rua da ACS e fez o retorno na rua da antiga Estação da Coxinha, terminando no mesmo local onde começou. Abrindo um parêntese. Infelizmente não decoro nomes de ruas, com exceção de três: a que eu moro atualmente, a que eu morei por vinte anos e a rua da minha vó. Também sei o nome da rua em que morei durante 7 anos no Recife. E ponto final. Fechando parêntese.

Atraiu todos os olhares a fantasia da Secretária de Cultura, Paava Carvalho, feita exclusivamente de papel. Passistas das duas principais companhias de Dança de Salgueiro animavam o cortejo contagiando a galerinha de todas as idades e classes sociais. Vi bebês, pessoas em cadeira de rodas, rostos e visuais estranhos que logo dá pra identificar que não são provenientes da região. Dá sim pra perceber. Provavelmente os profissionais das obras do Governo Federal em entrosamento com os nativos (nós).
E se tivesse chovido?
A orquestra Cultura Pernambucana enlouqueceu o público tocando Maluco Beleza, de Raul Seixas, em ritmo de frevo. E todo mundo cantou Amigos para Sempre, acompanhando os metais. Cá entre nós, acho essa música breeeega, no sentido de piegas. Mas o povo cantou junto. Isso é o que importa.

Bom... Infelizmente, no Carnaval 2013, provavelmente serei obrigada a migrar para a Capital, pois lá estarão concentradas as atrações musicais típicas do momo.

Raquel Rocha especialmente para o Drops de Loló do Carnaval de Salgueiro

OBS: Todas as fotos foram retiradas do site da prefeitura.

Nenhum comentário: