Gravando fitas K7 a 1570kHz na Rádio Asa Branca! A era das fitas!

Nos anos 80 e começo dos anos 90 o acesso a a música não era tão fácil como é hoje. Não havia banda larga e mp3. Não havia internet. Era comum emprestar ou trocar discos com amigos, conhecidos e até desconhecidos para ter acesso a coisas novas ou simplesmente ter acesso. Todo esse difícil jogo de interesses era pior ainda se você morasse em um interior, se você morasse em Salgueiro.
Esse cara dos murais é muito bom
Nessa época até discos, dependendo do que se queria, era complicado achar. Mais comuns eram as fitas K7! Com elas você gravava as músicas do disco que aquele primo distante trouxe da capital ou ia na lojinha lá perto da praça gravar um mix ou um disco todo. Também tinha Jason que disponibilizava o mesmo serviço, mas ele vivia se mudando e nem sempre você o encontrava no local onde tinha deixado. As fitas tinham diversas durações, 30, 60, 90 e 120 acho que eram as mais comuns.

Também havia outra maneira de gravas as fitas, ficando de prontidão no som, ouvindo a rádio e com o dedo no rec. Nessa época Salgueiro só tinha a Asa Branca mesmo, AM de raiz, sinal forte, nada das facilidades das frequências de FM que hoje em dia pululam por aí. Daí você tinha que sintonizar no 1570kHz e saber os horários da programação para ficar a postos e gravar alguma música que interessasse. Um sucesso da novela, algum hit nacional, essas coisas. Sabendo, claro, que todas as músicas iam ter aquela sensual vinheta da rádio em algum momento. Um charme que hoje em dia não sei como vivemos sem.

Se você tivesse um telefone em casa dava pra ser mais certeiro e pedir exatamente a música que desejava, aí não corria o risco de gravar um pedacinho da música errada e se irritar depois. Outra coisa sensacional que dava para fazer era ligar pra o Ednaldo Barros e dedicar a música a alguém. Mandar um recadinho do coração. Eu acho que nunca liguei por ser apenas um pequeno infante nessa época, mas lembro que ficava ouvindo e esperando pelos sucessos, principalmente das novelas. Meu irmão ligava e montou uma grande seleção com clássicos de Polegar, Dominó, Ultraje, Michael e várias outras produções da época. Coisa linda. Vez ou outra em faxinas e reformas é possível encontrar algumas dessas fitas mofadas e com nomes estranhos escritos no adesivo da lateral.

E se você pensa que essa história acaba aqui está enganado! Aguarde e confie que temos mais um coelho na manga sobre o mundo da rádio salgueirense para você!

Rodolfo Nícolas demorou a aprender a telefonar.

Nenhum comentário: