Salgueiro na rua




Salgueiro é uma pequena cidade brasileira encravada no meio do Sertão. É um lugar bem quente por sinal. Lá a grande maioria das pessoas de 4 em 4 anos (tá, de 2 em 2) se metamorfoseiam em animais: uns viram zebras e outros leões. Salgueiro sofre mais com isso do que com o calor e a seca. Mas esse texto é sobre o movimento que vai acontecer dia 20/06/13 e como as pessoas que pretendem ir às ruas estão lutando para se desvencilhar dos animais (as zebras e os leões) que castigam a cidade se alternando no poder desde de que o mundo se fez...


Pessoas protestavam contra o aumento da passagem do transporte público (que gera lucros altíssimos para empresas privadas e seus sócios) em São Paulo o governador baixou o sarrafo nesse pessoal. Isso gerou extrema comoção pública e as manifestações se alastraram pelo pais e forçaram a mídia de massa a deixar de mostrar os participantes como vândalos. As reivindicações deixaram de ser apenas pelo aumento da tarifa e passaram a ser pela PEC 37, pelos gastos desnecessários com as Copas, corrupção, etc. Quem está nas ruas não está tomando partidos políticos ou condenando indivíduos que assumem cargos no governo (tá, tirando Renanzinho), pois, o povo quer mostrar que quem assume cargos públicos está a serviço do povo! 

Em Salgueiro também haverá manifestação. Não sei se começou como apoio a São Paulo e outras capitais que já estão a certo tempo fazendo protestos diários, não sei se já foi de cara pensando na situação local... independente disso, a manifestação segue em linhas gerais os mesmos moldes: pessoas indignadas com a situação do lugar onde vivem, sem levantar bandeiras de partidos ou militar em causa própria. As tentativas de "animalização" do evento estão sendo rechaçadas ou solenemente ignoradas.

Talvez as pessoas não tenham se dado conta, ou mesmo os participantes, mas isso é algo fantástico para a cidade e seus cidadãos. Baseado no resto do pais, as pessoas em Salgueiro estão iniciando algo que pouco se imaginava possível: mostrar que não existe apenas zebra ou leão, que deve existir antes de tudo opinião e consciência! Os salgueirenses não devem ficar reféns do bipartidarismo ou ter que optar pelo "menos pior"... existem outras opções!

Segue o link da comunidade no facebook da manifestação.
"Quinta-feira, dia 20, concentração a partir das 17h na Praça da Bomba, em frente ao China Imperial. Saída da Praça da Bomba com término no Girador do Prado, próximo a Estação do Forró. Caminhada pacífica, sem vandalismo. Todo mundo de preto em luto pela corrupção que mata o Brasil a cada dia. Levem cartazes, bandeiras do Brasil, de Salgueiro e de Pernambuco, apitos. Vamos todos juntos contra o sistema."

Salgueiro, como qualquer lugar do pais, tem que lidar com os problema do Brasil e seus próprios problemas. Alguns cartazes que estarão nas ruas amanhã.
















Rodolfo Nícolas não está em Salgueiro, então não estará na praça da Bomba... vai para o Derby mesmo. Não sei onde isso tudo vai dar, mas queria que fosse igual na Islândia.

Nenhum comentário: