Paja Sport News #21 - Çanta Crui 3 x 1 SAC, quebrando paradigmas

Com um bom primeiro tempo e um segundo tempo ligeiramente descompensado o Carcará voou do Pernambucano Tota Tola. Mas que a direção do time e os torcedores fiquem de olhos bem abertos, pois algumas coisas deste campeonato ainda vão influenciar muito a vida de nosso escrete preferido.

Ontem (30/04/12) a noite fui para o Arruda assistir a mais um grande momento da curta vida do Carcará. Junto com Marcela Balbino, Salgueirense convertida recentemente, chegamos ao estádio beira canal umas 20:10 para encontrar a bilheteria e o portão do visitante, o que foi quase impossível. Pedimos ajuda a Polícia Militar, que estava em grande número nas imediações do estádio, que nos deu informações erradas e desencontradas. Resultado: Ficamos sem entrar no estádio!

Erro meu não saber que podia comprar antes... paciência. Só restava esperar o como sempre atrasado André Camaleão para usar de sua influência e entrar de graça. Também não deu certo. Cambista? Também não tinha... Não deu pra quem quis, muitos torcedores do çanta e do Salgueiro não conseguiram entrar no estádio e restaram os radinhos e barzinhos nas imediações.

Durante essa busca ouvimos os urros vindos do arruda no primeiro gol do çanta e o silêncio no gol do Salgueiro. Silêncio este quebrado pelo grito de gol do sogro de André, que sem temer por nossa segurança gritou mesmo, o que atraiu a atenção de toda a beira canal. Logo acabava o primeiro tempo de um jogo muito equilibrado, que começou com o SAC atacando e se mantendo em igualdade ao time da capital.

Aí veio o segundo tempo e no radinho "vi" o descompensamento do Salgueiro que, em menos de 1 minuto já fazia um pênalti e tomava um gol. Logo depois o time tinha um expulso. Não vamos pegar ninguém pra Cristo, pois parecia o comportamento do time todo. Daí em diante o jogo era do çanta. Achamos um bar com TV e nele vimos um já cansado Salgueiro se defendendo e tentando conectar jogadas no chutão. Tirando uma boa oportunidade que Klebson perdeu, praticamente o SAC não chegou.

No final do jogo o time tirou forças para pressionar e tentar mais jogadas, sem muito perigo, mas o time brigou. Se abriu e tomou o terceiro gol. Daí acabou o jogo. Festa da torcida tricocô. Merecida. Seu time jogou de igual pra igual com o Carcará e, aquilo que tinha acontecido após o primeiro gol do Salgueiro no jogo de ida, aconteceu aqui na hora do pênalti. Faltou cabeça pra levar o jogo.

Não pesou camisa, não teve grandes influências da arbitragem (eu particularmente não vi, mesmo na tv achei que uma ou outra faltinha não devia ter sido dada, mas nada como foi visto em vários jogos neste campeonato) nem nada. O çanta avançou por ter sido melhor NESTE jogo, e sua vantagem de ter terminado na fase classificatória na frente da gente também valeu depois que ele fez 2x1 em casa.

No fim das contas o Salgueiro fez uma ótima campanha e, neste momento, é sem dúvidas um dos 3 melhores times de Pernambuco com folga para o quarto. Agora é importante que os dirigentes e torcedores fiquem atentos. Ano que vem vai ter Nordestão, um campeonato que vai reunir os melhores times do nordeste, provavelmente valendo vaga na Copa Sulamericana (a segunda divisão da Libertadores; eu discordo da "doação" dessa vaga, mas isso não é assunto deste texto) como grande prêmio. Pernambuco tem 3 vagas garantidas neste competição, vagas estas que seriam por mérito do estadual, isto é, os 3 primeiros se classificam. Na atual situação os 3 primeiros já estão definidos (mesmo sem saber quem será efetivamente o primeiro e o segundo) e seriam Salgueiro, esporte e çanta. Mas a Federação Pernambucana de futebol já cogita o pré-requisito ser a colocação no ranking da CBF, para que a vaga do Salgueiro vá para o nauticuzinho (mesmo que nosso time fosse campeão não teria a vaga nesta competição), o que seria um desrespeito não só com o Carcará mas com todos os torcedores do estado, inclusive com os do clube do capibaribe (que teriam sua mediocridade jogadas na cara). Para terminar de desvalorizar o Campeonato Pernambucano resta colocar as vagas da copa do Brasil pelo Ranking da CBF também (Pernambuco também sempre manda 3 para a Copa do Brasil, os 2 primeiros e um convidado, que vai ser o time aflito sem dúvidas).

O Salgueiro quebrou o paradigma de que os times da capital sobram no campeonato. Ele não perdeu para o esporte nem para o nauticuzinho e contra o çanta ganhou duas e perdeu duas (imagino que poucos times conseguiram algo parecido nos últimos anos, se é que conseguiram).  Em casa sobrou, 2 empates e o resto foram vitórias. Dominou o campeonato por 10 rodadas seguidas, sem contar as que foi da primeira para a segunda colocação. Mantendo este ritmo, se preparando e se estruturando o SAC será sim, reconhecido como uma das forças do futebol do estado no cenário nacional, diferente do Central e do Porto que oscilam mais em períodos de baixa do que de alta.

Em seus poucos anos de profissionalismo, o Salgueiro já conseguiu feitos que os atuais times que disputam o pernambucano nem chegaram perto. Isso serve de exemplo para todos os times do interior. Times estes que também tem que ficar de olhos bem abertos para as mudanças que estão querendo fazer no modelo do pernambucano (com o apoio, e pressão, total da imprensa da capital) para beneficiar mais ainda os times "grandes" da capital.

Resta agora para o Salgueiro acertar seu pé treinando finalizações para a Terceira divisão que está por vir. Lá encontraremos o çanta mais uma vez (lembrando que da última vez que os times se encontraram na terceira, o Salgueiro rebaixou o çanta para o limbo das divisões).

Rodolfo Nícolas vai continuar com o paja sport news na terceira divisão.

3 comentários:

Sabrina disse...

Massa Rodolfo.Mesmo sendo esperançosa sempre achei que ia dar alguma merda pro SAC neste campeonato, era bom demais pra ser verdade... Mas é isso: fiquemos de olhos bem abertos...saudações tricolores do sertão!

Anônimo disse...

Muito bom o post! só discordo de que o Carcará nunca rebaixou meu Santa! nada que um dia isso não possa acontecer... alias sou vencedor dentro e fora do Arruda contra o Carcará que tanto admiro! são 12 Jogos, 7 Vitorias 3 Empates 2 Derrotas. de 2009 a 2012.

Lobo_Mauz (Camaleão).

pajaraca_n disse...

Camaleão, olha esse link e chora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_2008_-_S%C3%A9rie_C