Drops - Carnaval de Salgueiro 2012

Pela primeira vez vejo um "civil" sendo homenageado em algo típico.
É o carnaval do sertão!
Iraci Gomes é a homenageada do carnaval 2012 de Salgueiro. Beirando os 80 anos e afirmando que nunca perdeu um dos carnavais de Salgueiro, a sorridente senhora tem o orgulho de ser a graduanda da Fachusc com idade mais avançada da história.

Usei o termo civil entre aspas no lead (ráááá, isso que dá ser irmão e namorar com uma jornalista) por aparentemente dona Iraci não ter uma relevância cultural-carnavalesca conhecida pela cidade. Outros homenageados, não só no carnaval mas como no São João, por exemplo, tem não só uma história como foliões das festas mas por produzirem e sustentarem os eventos com suas ações e nomes.

Mestre Jaime e Zé Paixão são figuras tarimbadas de todos os carnavais, Luizão fogueteiro e a banda de Pífanos de Conceição também são conhecidos por praticamente todos os salgueirenses. Algumas figuras menos conhecidas do público em geral também foram homenageadas nas festas da cidade como o sanfoneiro Zé Nilton (no mesmo ano que Luizão e a banda de Pífanos, mostrando que Salgueiro não tem medo de ficar sem pessoas para homenagear!) e João de Maria Isabel, mas esses tem a bagagem cultural e popular.

Não sei o critério de escolha do homenageado, mas acho que se for simplesmente ter passado todos os seus carnavais em Salgueiro e ser um folião animado, Salgueiro vai ter que se desdobrar para homenagear todo mundo. Talvez Salgueiro simplesmente comece a sofrer com a falta de "homenageandos".

Bom carnaval para dona Iraci! Sucesso!

Vejam os links da Prefeitura e da Supramax sobre a homenageada e de onde eu tirei as informações deste post.

Rodolfo Nícolas continua escolhendo Yuri Caldas como o homenageado do carnaval pajaraquense.

Nenhum comentário: