Salgueiro em Estado de Emergência no meio da cacimba

Salgueiro em estado de emergência... ou parte dele


Acho que algumas pessoas não sabem, mas Salgueiro está em Estado de Emergência, ao menos em parte de sua zona rural. Para entender mais a diferença entre estado de emergência, de sítio, calamidade, etc, clique aqui.

Segundo o site da Supramax e da prefeitura da cidade, o prefeito justificou a situação com a seguinte colocação: De acordo com o prefeito, esse ano a cidade está vivenciando mais uma estiagem, que já é rotina no sertão, o que sempre choca o sertanejo. “Decretamos emergência nas áreas rurais que sofrem não só com abastecimento de água humano, mas também com a escassez para animais. Estamos tomando diversas medidas em parceria com o Governo do Estado para buscar soluções que atendam aos produtores”, destacou o prefeito.

Nas duas referências também é dito que o governo está tomando medidas de curto e médio prazo para apaziguar a falta de chuva na região (como sempre nenhuma medida de longo prazo é mencionada). As medidas citadas são a construção de cacimbas (mais de 50 desde Janeiro) e, a declaração do Estado de Emergência.

Grifei na declaração do prefeito a frase "mais uma estiagem, que já é rotina no sertão". Automaticamente, na minha humilde cabecinha, penso que se é mais uma, e ainda por cima, uma rotina, medidas mais enérgicas e efetivas já deveriam ter sido tomadas.

De acordo com o secretário Nilton Cavalcanti: a estiagem vem se configurando como a mais dura dos últimos anos, por isso, o governo está investindo em saídas para minimizar os reflexos que castigam as populações rurais como os prejuízos causados na produção agrícola, com impactos sociais que se estendem ao longo do tempo. As saídas são mais cacimbas ou decretar o Estado de Emergência?

Acredito que dois dos grandes problemas que afligem o sertão são a seca e o analfabetismo. A seca é empurrada como agente causador das mazelas sociais desde bem antes de eu nascer, e sempre cavam mais cacimbas (agora de plástico). E o analfabetismo hoje é funcional, o que configura um problema até maior que os analfabetos reais, pois mascara as estatísticas.

Esses dois problemas continuam sendo empurrados e empurrados e empurrados... Escolas e cacimbas são construídas aos montes, principalmente nos anos de eleição.

Seguem os links da Supramax e da Prefeitura.

Rodolfo Nícolas já tomou banho de cacimba.

Nenhum comentário: